segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aulas sobre os fungos




Desde a ultima postagem a turma 161 continuou tendo aulas sobre bactérias, vírus, e agora os fungos. As aulas diferenciadas dadas pela Professora Tânia, indo para o pátio do colégio vendo vários tipos de fungos e também ao laboratório de Ciências. Agora vamos mostrar alguns acompanhando o material dado:

Os fungos incluem diversos tipos de organismos, com forma e tamanhos muito variados. Não possuem clorofila e por isso não fabricam o próprio alimento. Dessa forma, dependem de alimento do ambiente. Não dizemos, entretanto, que os fungos comem, mas sim que absorvem alimento do meio e depois o utilizam como fonte de energia. Os fungos crescem em lugares úmidos, como troncos de árvores caídos e restos vegetais, estrume de animais, frutas apodrecidas.
Os fungos tem uma importância muito grande direta ou indiretamente pra os seres vivos:
→ Fungos e bactérias participam como decompositores da reposição de substancias ao meio ambiente.
→ Muitos queijos tem um sabor especial graças ao uso de certos fungos.
Entre muitos outros...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dia de Proteção das Florestas


O dia de 17 de Julho é o Dia de Proteção às Florestas, para nós, brasileiros, uma data como essa é de extrema relevância, visto que somos conhecidos mundialmente como o país das florestas. A Floresta Amazônica é a maior reserva genética e a maior floresta tropical do mundo, bem como abriga um quinto da água potável disponível na terra.

Infelizmente, esses números vêm diminuindo por conta da agropecuária e da indústria madeireira que têm devastado a região consideravelmente, tanto que nas últimas décadas o rombo provocado na região totaliza uma área superior à da França. Apenas entre os anos de 2001 e 2002, o índice de desmatamento aumentou em 40%.


Turma 161






Vírus e Bactérias


Bom, aqui vamos falar sobre vírus e bactérias... Doenças causadas por virus: As doenças causadas por vírus sao conhecidas por viróses. Algumas viróses podem matar, como a raiva e a AIDS, outras passam até despercebidas mas todas precisam ser estudadas pela ciência, pois os vírus sofrem mutações ou seja de uma doença simples pode surgir uma doença fatal... Para a prevençaõ da raov devesse vacinar anualmente os cães apartir de três meses de idade. A retirafa de cães das ruas é uma necessidade, pois não tendo donos dificulmente serão vacinados e se tornarão transmissores da doença, morcegos e gatos também são transmissores potenciais da doença.


Reino Monera: Bactérias

- unicelulares procariontes (não possuem núcleo organizado)
- vivem no ar, na água e na terra e podem estar associadas a diversos tipos de organismos
- podem ser classificados quanto ao modo de vida quanto a forma
- quanto ao mode de vida podem ser autótrofos ou heterótofos
- reprodução assexuada ou sexuada.

Dia Mundial do Meio Ambiente



O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Vamos aproveitar este dia para refletir, entender e discutir a nossa missão para fazer deste mundo um lugar agradável de se viver.

Aproveite o que ainda nos resta...