terça-feira, 15 de julho de 2008

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Curiosidades.

Como aviamos falado, estamos fazendo um álbum sobre curiosidades, pois é, aqui vai das várias que conseguimos até agora, quem tiver mais, por favor, mandem ;)

Pingüins
O pingüim é uma ave não voadora. Os pingüins existem exclusivamente no Hemisfério Sul. Apesar da maior diversidade de espécies que vivem nos trópicos, como, por exemplo, nas Ilhas Galápagos. O corpo dos pingüins reflete várias adaptações à vida no meio aquático: o corpo é estreito e comprido; as asas atrofiadas desempenham a função de barbatanas e as penas são impermiabilizadas através do óleo que sai delas

Liquens


Oi pessoal, hoje vamos falar sobre os liquens...


Os líquenes foram, inicialmente, confundidos com musgos e até com outras plantas. No entanto, nem sequer se trata de um indivíduo, mas de uma associação simbiótica de milhões de organismos fotossintéticos (algas), aprisionados em hifas fúngicas, formando uma unidade morfológica e fisiológica.


As algas, que entram na constituição do líquen, são cianofíceas ou clorofíceas. A relação simbiótica conduz a novos caracteres morfológicos e químicos. Assim, os fungos liquénicos perdem a sua identidade, sendo incapazes de viver sozinhos na natureza; as algas são incapazes de libertar para for a das suas células os compostos de carbono sintetizados.






Morfologia e Anatomia




Os líquenes apresentam diferentes aspectos morfológicos: filamentosos, foliáceos e incrustantes.


O fungo é geralmente, responsável não só pela forma como também pela estrutura do líquen, contribuindo as hifas para a maior parte da sua massa.


Cortes transversais de certas espécies de líquenes, observados ao microscópio óptico, mostram as algas distribuídas, mais ou menos homogeneamente, em todo o talo, enquanto as hifas se aglomeram junto às superfícies, superior e inferior do mesmo. Noutras espécies, o componente algal forma uma camada paralela à superfície superior.




Fisiologia



No líquen, o metabolismo dos hidratos de carbono está inteiramente dependente da alga, necessitando esta do fungo para a obtenção de água e sais minerais.


O fungo proporciona o ambiente físico para o crescimento da alga, conferindo-lhe também protecção contra a intensa luz solar.


Alguns compostos fúngicos são tóxicos, defendendo o líquen de ser devorado pelos consumidores.



Habitat


Os líquenes proliferam nos substractos mais variados: sobre rochas, solo, casca das árvores e madeira. São seres pioneiros nas rochas nuas, dos solos de florestas queimadas e de escoadas vulcânicas.


Vivem em ambientes onde nem fungos nem as algas se desenvolveriam. Assim, toleram condições climatéricas extremas, como temperaturas desde 60º C a –196ºC; podem estar em dessecação completa, durante meses (o líquen desidrata-se e a fotossíntese é interrompida).


Quando há nevoeiro ou chove, o líquen pode absorver água correspondente a mais de dez vezes o seu peso.


Os líquenes, apesar de suportarem os rigores ambientais descritos, são muito sensíveis aos agentes poluentes, nomeadamente ao anidrido sulfuroso, o que explica a não ocorrência destes seres vivos nas grandes cidades.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Aulas Ciências...Curiosidades.

Hoje dia 10/07/08, fomos ao laboratóirio de microscopia analizar um pão com fungos, em uma lupa e depois em um microscopio. Agora estamos fazendo um "livro" de curiosidades, sobre seres vivos. Aqui vai umas:

Você sabia?

Que a rainha-cupim pode por até 80.000 ovos por dia?

Que as pulgas podem saltar até 50cm de altura?

Que o pêlo das preguiças nasce ao contrário, da barriga para as costas, para poder a água da chuva escorrer?