segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Platelmintos.

Olá, hoje vamos falar sobre platelmintos.

Os platelmintos são animais com o corpo alongado e achatado. São conhecidos também por "vermes chatos"
Eles podem ser divididos em três grupos turbelários, trematódeos, cestódeos.

PARA EVITAR AS VERMINOSES

1- Lavar as mãos antes de cada refeição e depois de evacuar;

2- Lavar as frutas, legumes e verduras;

3- Não comer raizes cruas (cenoura, etc...),nem frutas com casca;

4- Não comer carnes mal cozidas, nem salames de carne crua;

5- Não comer alimentos expostos as moscas;

6- Para bebida e uso da cozinha, utilizar água de hidráulica ou de poço artesiano (água tratada);

7- Usar sapatos;

8- Destruir os caramujos e evitar o contato e uso da água dos locais em que eles vivem;

9- Usar privadas higiênicas onde não existe rede de esgoto.

Mais o mais importante é:

10- Jamais deixar fezes humanas na superfície do solo.


A reprodução dos platelmintos é sexuada, os turbelários podem reproduzir-se por bipartição transversal.






Nematelmintos


Os nematelmintos são vermes ( NEMA = fio ), o mais conhecido são as lombrigas que podem ser menores de 1 centimetro, porém pode chegar a 40 centimetros de comprimento, sendo o macho a maioria das vezes menor que as femêas.

Os nematelmintos não são animais que vivem livrimente, eles não têm sistema circulatório, a respiração é cutânea, na maioria das vezes são sexos separados.

Há também o ancilostomo que causa a famosa doença chamada ancilostomose ou como dizemos amarelão. A pessoa não pode andar descalça em lugares contaminados muito menos comer sem lavar as mãos e lavar alimentos. Enfim, são vários tipos de bichos horriveis que causam graves doenças se não for tratadas.
Espero que vocês tenham aproveitado porque não foi facil fazer sobre o s nematelmintos, se vocês quiserem ver mais fotos vão em www.google.com.br e pesquisem imagens - bicha lumbriga - estranho não? Mas é assim que a chamam...

Aqui vou postar algumas fotinhos!





Os cnidários



Os corais são cnidários, são pólipos muito pequenos que vivem em colônia. Cada pólipo forma um pequeno esqueleto, e quando eles morrem o esqueleto calcário, que preserva-se depois de morto, eles vão se acumulando, e se isso acontecer por milhares ou até milhões de anos, formam-se ilhas inteiras feitas por corais.


Os cnidários são os primeiros animais a possuir células nervosas. Alguns são fixos, vivendo sobre pedras tipo a anémona-do-mar. Outros vivem flutuando tipo a caravela-do-mar.

A reprodução dos cnidários pode ser assexuada ou sexuada.

Todos os cnidários são capazes de disparar por meio filamento, grandes quantidades de uma substancia urticante, chamada cnidoblastos ( por isso dizemos cnidários ) que pode paralisar,queimar ou até mesmo matar, conforme a vítima for atingida. Os cnidoblastos se localizam, principalmente nos tentáculos, encima na parte redonda portante não causa ferimentos. Alguns são muito encantadores, mas cuidado pois pode acontecer um acidente grave!