domingo, 16 de novembro de 2008

Peixes


Nossas ultimas aulas de ciências foram sobre peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos. Agora vamos falar um pouco sobre os peixes.




Os peixes são os vertebrados que apresentam o maior número de espécies. São cerca de 20.000 entre as duas classes mais importantes, os peixes cartilaginoso e os peixes ósseos. Vivem sempre em ambiente aquático, sendo a maior parte marinha.


Para se deslocarem seu formato deve ser hidrodinâmico, ou seja, eles devem apresentar pouca surperficie frontal e ser achatados lateralmente. Para facilitar a natação, os peixes possuem as nadadeiras: 2 peitorais, 2 ventrais, 1 ou 2 dorsais e, as vezes, uma anal e uma cauda.


A maioria deles possui escamas, há diversos tipos de escamas, e algumas são bem pequenas, como nos tubarões, que não conseguimos -las.


Na sua pele possui um muco que ajuda a deslizar na água. Tem aqueles peixes cromatóforos, são estruturas que têm células com pigmentos que podem sofre modificações, alterando a cor do peixe, e muitas vezes ajuda o peixe a se esconder no ambiente.


A maioria possui esqueleto cartilaginoso, mais leve e flexível que o esqueleto ósseo. O tubo digestório dos peixes é completo. Nos peixes cartilaginoso vai da boca até a cloaca, cavidade em que não só desemboca o intestino, mas também o sistema urinário e reprodutor. Nos peixes ósseos o tubo vai da boca até o ânus.


A alimentação é variada. Há carnivoros, hebivoros e onívoros. Os onivoros comem tanto animais quanto plantas.


A circulação dos peixes é do tipo fechada ( sangue que circula dentro dos vasos). O coração possui duas cavidades: um átrio e um ventriculo.
Caso queiram saber um pouco mais, acesse: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/peixes.htm
ou deixe um comentário, e faça sua pergunta.

Nenhum comentário: