segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Os répteis abrangem cerca de 7 mil esécies conhecidas.
Os répteis tem o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que proteje o animal contra a desidratação e representa uma adptação a vida em ambientes terrestres.
Os répteis, assim como os peixes e os anfibios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.
A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são mais desenvolvidos que os dos anfíbios.
O coração da maioria do répteis apresenta 2 átrios e 2 ventrículos parcialmente divididos.
Nos ventrículos, ocorre mistura de sangue oxigenado com o sangue não oxigenado.
Os répteis possuem órgãos dos sentidos que lhes permitem, por exemplo, sentir o gosto e o cheiro das coisas. Os olhos possuem pálpebras e membrana nictitante, que auxiliam na proteção dessas estruturas. Alguns répteis não possui orelhas, mas tem aqueles que apresentam conduto auditivo externo e curto, que fica abaixo de uma dobra da pele, de cada lado da cabeça.
Os répteis são divididos em 3 classes: Quelônios - São as tartarugas, os jabutis e os cágados. Têm o corporecoberto por duas carapaça: a carapaça dorsal, na parte superior do corpo, e o plastrão, na inferior.
Crocodilianos - São os crocodilos e os jacarés. Grandes répteis aquáticos, 0s crocodilianos têm corpo alongado e recoberto por placas córneas. Possuem 4 membros, que são usados para a locomoção terrestre e aquática.
Jacarés e crocodilos, podem viver de 25 a 40 anos e habitam regiões tropicais, geralmente ás margens dos rios.
Escamados - São os lagartos e as serpentes ( cobras ). Esses animais têm a pele recoberta por escamas e dividem-se em dois grupos menores:

Lacertílios - compreendem os lagartos, os camaleões e as lagartixas, répteis de corpo alongado, com a cabeça curta e unida ao corpo por um pequeno pescoço. Possuem quatro membros, sendo os anteriores mais curtos que os posteriores.

Ofídios - Compreendem as serpentes ou cobras, répteis que não têm patas. A grande maioria desses animais possui glândulas que fabricam veneno. Os dentes tem um canal ou sulco que se comunica com as glândulas produtoras de veneno. No momento da picada, o veneno escoa por esse canal e é inoculado no corpo da presa.
Os répteis possuem órgão copulador, geralmente alojado na cavidade abdominal. Depois da fecundação, a fêmea quase sempre depositados ovos em terra firme, enterrando-os.
Isso foi um pouco do que aprendemos nas aulas de ciências, sem contar dos filmes que nossa professora Tânia, nos leva na aula para fazermos uma aula diferente, e não ficar na mesmice de sempre.

Nenhum comentário: